quarta-feira, 30 de maio de 2007

"Mima-meeeeeee"

À semelhança do que acontece com todas a formas de vida, também os nossos cabelos têm um ciclo de existência.
"Cada cabelo "vive" até seis anos, e em média, por mês, cresce aproximadamente 2 cm. Findo este período os cabelos começam a cair e, após uma fase de descanso que pode durar até quatro meses, são substituídos por novos. Com ciclos alternados e não coincidentes, a cada momento, cada um de nós tem cabelos a passar por diferentes fases deste ciclo de vida."
A queda de cabelo é, pois, uma etapa natural que não deve ser causa de alarme, a menos que esta exceda os cinquenta/cem cabelos por dia. Se assim for torna-se necessário recorrer a algum tipo de tratamento.Mas a grande questão é "o que é que pode causar esta queda excessiva de cabelo?".
Pois bem, as causas podem ser variadas, mas deixamos-lhe aqui as mais comuns:- Hereditariedade;- Alterações hormonais;- Consumo de determinados medicamentos;- Pílulas anticoncepcionais;- Dietas desequilibradas; - Doenças crónicas;- Gravidez e/ou parto;- Stress;- Uso contínuo de produtos químicos agressivos, nomeadamente tintas;- Uso excessivo de secadores de cabelo;Detectada a origem do problema, há que tentar solucioná-la, para tal, existem hoje no mercado inúmeras soluções, desde suplementos orais, a produtos de aplicação local, ou em último caso, o recurso a implantes e cirurgias.
Ainda assim, iniciado um tratamento, é natural que o cabelo continue a cair durante algum tempo, até que seja restabelecido o seu ciclo de vida normal.

Por todos estes motivos, o melhor mesmo é prevenir e começar hoje mesmo a "mimar" os meus cabelos.

By the way.... hoje tenho o cabelo diferente e muito pouco domável... eu sou tão, mas tão independente que até o meu cabelo faz o que quer!!!! lol

Mais um assunto:

na verdade hoje, a caminho do trabalho, vi muita gente "de cabelos em pé" por causa da greve!!! Digamos que muita gente andava irritada, atrasada para o trabalho, a falar mal, a apitar, a correr, etc etc etc, coisas que de facto não abonam muito a favor do nosso lindo cabelo.

domingo, 27 de maio de 2007

Pelos cabelos

É mundo dos cabelos é fascinante e desconhecido. Senão, veja-se. Poucos saberão que os cerca de 150 mil cabelos que cobrem a nossa cabeça são mini-órgãos, todos independentes face aos restantes; enquanto alguns crescem durante 1, 3 ou 10 anos, outros parecem ficar a "descansar" ou, simplesmente, caem. Num momento do seu ciclo de vida, alguns cabelos também perdem a cor.

O cabelo assume uma diversidade incrível de cor e tonalidades, somente através da combinação de dois pigmentos. Simultaneamente resistente e frágil, o cabelo é capaz de sofrer um número incrível de transformações, mas a sua força - um único cabelo pode levantar um peso de 100 gramas -, não impede que as escovas, o secador, o Sol e água lhe provoquem grandes danos. Independentemente das suas características, podem ser esculpidos de formas totalmente opostas à sua natureza, em mudanças de "look" que as novas técnicas e os novos produtos desenvolvidos tornam cada vez mais "naturais".Além da medicina, o cabelo pode igualmente ser considerado um documento para recolha de informação histórica.

"Estudos realizados, em 1995, sobre o ADN do cabelo de Napoleão e Beethoven permitiram identificar as suas mortes por envenenamento: arsénico no caso do imperador francês; resíduos de chumbo no caso do compositor alemão."

O milagre "cabelos" existe não só para forma estética mas também para nos caracterizar o dia. Ora bem, a minha explicação é bastante simples:

Estou bastante bem penteada em todos os perímetros do meu cabelo - Sinal que me levantei cedo e tive tempo para tratar dele. Pode ter sido por razões de trabalho ou gajos!

Estou bastante bem penteada à frente mas tenho um ninho atrás - Sinal que devia ter dormido mais horas. "Sai um dia de 28 horas para a mesa do fundo..."

Estou completamente despenteada - Acordei tarde e no banho não lavei o cabelo, provavelmente esqueço-me de umas quantas coisas em casa e rezo para que o 54 ainda não tenho passado na paragem!

Cabelo com muitos jeitos - Tomei banho e não me penteei. Decidi ser rebelde nesse dia e mostrar a Leoa que há em mim!

Cabelos com jeitos e liso na franja - O meu penteado mais normal. Por vezes é a minha identidade (mas gosto pouco de ter identidade pelo cabelo)

Cabelo ultra liso - Fui à cabeleireira de certezaaaaaaaa! Mudei(ou não) de look, mas estou feliz...descubro (por dois dias) como o meu cabelo consegue ser domado com extremo aquecimento.

Se estou nervosa, triste, preocupada - cabelo indomável, tipo juba de leão.

Se estou descontraída, feliz, com vontade de dar pulinhos - Cabelo calmo com bastantes probabilidades de se deixar esticar.

Quando acordo - tenhos mais nós no cheveaux que os marinheiros nas suas cordas.

Frequentemente vou postando aqui o estado do meu cabelo...onde se reflete o meu estado de espírito!

Bejos calientes