quinta-feira, 28 de junho de 2007

Intra-rail pelos alentejos

Eu, a pats, o delirio e o serrano vamos amanhã para o Alentejo descobrir o que se passa por lá, tanto a nível cultural como a nível de noite :)



Beja é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Beja, na região Alentejo, subregião do Baixo Alentejo e pertencente à NUTS III Baixo Alentejo, sedia a Diocese de Beja, com cerca de 23 500 habitantes.
É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1.140,21 km2 de área e 35.762 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cuba e Vidigueira, a leste por Serpa, a sul por Mértola e Castro Verde e a oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo.



Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e situada na região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com uma população de cerca de 56 000 habitantes.
É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 308,25 km² de área e 56 525 habitantes (CENSOS 2001), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sueste por Reguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste por Montemor-o-Novo. É sede de antiga diocese, sendo metrópole eclesiástica (Arquidiocese de Évora).



Estas são as duas cidades que vamos visitar neste fim-de-semana de intra-rail (talvez ainda fiquemos umas horas em Casa Branca).

Cuidados a ter:


  • Pés - Vamos andar muito, logo um creme hidratante


  • Corpo - Creme hidratante para o corpo. Vamos transpirar e nada melhor que hidratar o corpo depois de um duche :)



  • Cabelo - Shampoo suave para cabelos rebeldes :) rebelde até nos cabelos...lolol, Escova macia



  • Pernas - Anti-celulitico - Aproveitar que vamos andar muito :)



  • Rosto - espuma de limpeza e creme do costume, fresco e fofo



  • Unhas - Já vão pintadas e cuidadas para o fds

Outras coisas necessárias: Make-up, chinelos, óculos de sol, mochila, muita muita muita água, carregador de telemóvel e papa.... Muita papa... lol





sexta-feira, 15 de junho de 2007

Rastafaris - Legalize!!!



O rastafarianismo está nas enciclopédias da pós-modernidade. o Rastafarianismo é um Movimento político e religioso em expansão, originário do culto jamaicano que reverencia o imperador etíope Haile Selassie I como personalidade divina.




O movimento foi influenciado por activistas negros da década de 1930, principalmente Marcus Garvey.


O rastafarianismo combina elementos das religiões africanas, narrativas bíblicas e cultura afro-caribenha. Os seus seguidores acreditam que os negros são as tribos perdidas de Israel, que serão redimidas com o retorno à África. O movimento não tem igreja nem clero, e a prática ritual é espontânea.

Os rastafaris, expressam seu sentimento de fraternidade através de determinados símbolos: o estilo do (que não é cortado e forma longas tranças), a utilização das cores nacionais etíopes (vermelho, preto, verde e amarelo ouro), hábitos alimentares (evitam a carne de porco) e o ocasional uso da cannabis como forma de ajuda à meditação (chama-lhe meditação...lolol).

A música popular jamaicana, especialmente o reggae, com destaque para o cantor e compositor Bob Marley (1945-1981), constitui um meio popular de disseminação das idéias rastafaris.
Curiosidade: há quem diga que, aquando a morte de Bob Marley, foram encontradas 7 espécies de piolhos na sua cabeça!

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Os cabelos de Heide Klum




Esta senhora tem um dos cabelos mais fantásticos que eu alguma vez vi na minha vida.


Sim, tudo bem que podemos e sabemos que ter dinheiro ajuda bastante no que toca a cuidar de nós, mas com esta cara fantástica ela poderia estar nem aí...


Soltos, apanhados, com madeixas, uniformemente pintado, bem penteado, a sair de casa para deixar o lixo na rua, não interessa, esta mulher é uma verdadeira senhora.


Gosto particularmente da foto no canto superior esquerdo. Gorgeous, right?


Uma pequena curiosidade em relação a Heide: ela diz que tem nomes para os seuis seios. Segundo a supermodelo, actriz, apresentadora e cantora (etc etc etc etc) um seio chama-se Hans e o outro Franz



quarta-feira, 6 de junho de 2007

Mézinhas caseiras (segundo a mini-saia)

Achei por bem acrescentar a este blog uns truquezinhos caseiros de como tratar do cabelo e de outras partes do corpo. De certeza que nos dará mais horas de sono e menos preocupações diárias!

Temos muitas vezes a ideia de que, para estar bem, é preciso dispender muito dinheiro na compra de cosméticos!


Discordo e aponto aqui alguns truques caseiros, capazes de te pôr linda num instante!


  1. Se tens o cabelo seco, baço e sem brilho, experimenta, depois do shampoo, e antes do amaciador, passar um pouco de azeite nas pontas! Não só hidrata e nutre, como ainda por cima lhe dará mais brilho! (Não te esqueças é de o retirar cuidadosamente, com água quente, antes de colocar o amaciador.)

  2. Para fechar os poros da face, experimenta bater uma clara de ovo em castelo e colocar a mesma durante cerca de 2 minutos na cara! Os poros fechar-se-ão num instante!

  3. Se tens a pele do rosto seca, experimenta a seguinte mistura: junta uma colher de sopa de mel a uma gema de ovo. Mexe bem e coloca a mistura 5 minutos sobre a face! Retira muito bem com àgua tépida, e vê a diferença!

  4. Se tens estrias, passe todos os dias sobre as mesmas óleo de amêndoas doces! Isto não só vai dificultar o surgimento de mais, como ajuda a "disfarçar" as existentes!

  5. Para esfoliar o corpo (o que deves fazer uma vez por semana), junta ao teu gel de banho 2 colheres de açucar. Passa esta mistura suavemente sobre a sta pele, especialmente nas zonas mais àsperas, como os joelhos e os cotovelos! Verás o quão suave ficará a tua pele!


segunda-feira, 4 de junho de 2007

Dez mitos sobre cabelos





Tive a pesquisar na rede e há muitos mitos sobre cabelos que as pessoas consideram verdadeiros. Vamos ver o que é verdade e o que não é na hora de cuidar do visual

As crendices populares ainda imperam quando o tema é cabelo. Talvez a mais conhecida delas seja a de que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios.

O que é Ridículo, pois a estrutura capilar não é planta e, podando-a ou não, ela desenvolve (era o que estava escrito) numa média de 1cm por mês.

Por estas e outras, vamos ver aqui os dez mitos mais populares que eu encontrei numa página da rede. Se depois de achares que deves cortar os teus cortes de cabelos para a lua cheia, vai em frente. Trata-se do legítimo hábito que não faz mal.

1. Cortar na lua cheia faz com que fiquemos com farta cabeleira. Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria óptimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel (o que é isto????). O facto é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

2. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento. Temos, aqui, a ideia da poda da planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objectivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento.

3. Os cabelos se acostumam com os champôs. Ora bem, tu compras um champo, usa-lo por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, o teu cabelo ganhou hábito com ele, certo? Errado. O facto é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do champo -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo champo ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se não estás a acertar na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudar a identificar seu tipo de cabelo.

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas.

5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos. Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com champoo específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, pode deixá-lo oleoso.

7. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de facto activa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

8. Calvínice só nos mais velhos. Errado. A calvínice é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala.

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro Se fosse verdade, seria fácil combater a calvinice. Bedin explica que é natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.

10. A pontinha branca do fio é a raiz Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.


Pronto e não digam que não estou sempre a ensinar coisas novas!

PS: Fui andar de mota... fiquei com o cabelo um bocado "ennosado" (cheio de nós)!!!

lol

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Pintar ou não pintar?? Eis a questão!

Muitas são as mulheres que, não estando satisfeitas com a cor natural dos seus cabelos, optam por pintá-lo!
Há ainda aquelas que o pintam para assim esconderem os cabelos brancos, em vez de se renderem ao ciclo natural da vida.

A verdade é que pintar o cabelo é cada vez mais um acto banalizado, quer seja em mulheres novas ou mais velhas, e que os salões de cabeleireira aglomeram-se de pessoas com o intuito de dar um novo look e cor ao seu cabelo.

Pintar o cabelo é algo tão vulgar que os próprios supermercados "disponibilizam" produtos de diversas marcas com o intuito de oferecer o melhor aos cabelos das mulheres.

Eu já pintei o cabelo muiiiiitas vezes!! Mas à quase um ano que não o faço...vou deixar que fique natural desta vez (aquela cor clara que eu não gosto muito)!!!