domingo, 27 de maio de 2007

Pelos cabelos

É mundo dos cabelos é fascinante e desconhecido. Senão, veja-se. Poucos saberão que os cerca de 150 mil cabelos que cobrem a nossa cabeça são mini-órgãos, todos independentes face aos restantes; enquanto alguns crescem durante 1, 3 ou 10 anos, outros parecem ficar a "descansar" ou, simplesmente, caem. Num momento do seu ciclo de vida, alguns cabelos também perdem a cor.

O cabelo assume uma diversidade incrível de cor e tonalidades, somente através da combinação de dois pigmentos. Simultaneamente resistente e frágil, o cabelo é capaz de sofrer um número incrível de transformações, mas a sua força - um único cabelo pode levantar um peso de 100 gramas -, não impede que as escovas, o secador, o Sol e água lhe provoquem grandes danos. Independentemente das suas características, podem ser esculpidos de formas totalmente opostas à sua natureza, em mudanças de "look" que as novas técnicas e os novos produtos desenvolvidos tornam cada vez mais "naturais".Além da medicina, o cabelo pode igualmente ser considerado um documento para recolha de informação histórica.

"Estudos realizados, em 1995, sobre o ADN do cabelo de Napoleão e Beethoven permitiram identificar as suas mortes por envenenamento: arsénico no caso do imperador francês; resíduos de chumbo no caso do compositor alemão."

O milagre "cabelos" existe não só para forma estética mas também para nos caracterizar o dia. Ora bem, a minha explicação é bastante simples:

Estou bastante bem penteada em todos os perímetros do meu cabelo - Sinal que me levantei cedo e tive tempo para tratar dele. Pode ter sido por razões de trabalho ou gajos!

Estou bastante bem penteada à frente mas tenho um ninho atrás - Sinal que devia ter dormido mais horas. "Sai um dia de 28 horas para a mesa do fundo..."

Estou completamente despenteada - Acordei tarde e no banho não lavei o cabelo, provavelmente esqueço-me de umas quantas coisas em casa e rezo para que o 54 ainda não tenho passado na paragem!

Cabelo com muitos jeitos - Tomei banho e não me penteei. Decidi ser rebelde nesse dia e mostrar a Leoa que há em mim!

Cabelos com jeitos e liso na franja - O meu penteado mais normal. Por vezes é a minha identidade (mas gosto pouco de ter identidade pelo cabelo)

Cabelo ultra liso - Fui à cabeleireira de certezaaaaaaaa! Mudei(ou não) de look, mas estou feliz...descubro (por dois dias) como o meu cabelo consegue ser domado com extremo aquecimento.

Se estou nervosa, triste, preocupada - cabelo indomável, tipo juba de leão.

Se estou descontraída, feliz, com vontade de dar pulinhos - Cabelo calmo com bastantes probabilidades de se deixar esticar.

Quando acordo - tenhos mais nós no cheveaux que os marinheiros nas suas cordas.

Frequentemente vou postando aqui o estado do meu cabelo...onde se reflete o meu estado de espírito!

Bejos calientes

4 comentários:

Estagiária disse...

A blogosfera é contagiante...

Como te compreendo amiga...cabelos são uma dor de cabeça quando não estamos com paciência para muitos cuidados mas são também os responsáveis por causar boa ou má impressão, numa qualquer ocasião.

O meu cabelo é, segundo a tua definição, cheio de jeitos apesar de me pentear todos os dias!

Lindo amiga...

Beijo bom

Anónimo disse...

e se cairem muitos cabelos, é porquê????

mya disse...

ando a lavar demasiado o cabelo :P

Estagiária disse...

Banho matinal que se preze tem de ter incluido uma choveirada cabeça a baixo...uma esfregadela com o champô, amaciador nas pontas, uma leve secadela com a toalha e um pouco de condicionador para aguentar o dia!