quarta-feira, 30 de maio de 2007

"Mima-meeeeeee"

À semelhança do que acontece com todas a formas de vida, também os nossos cabelos têm um ciclo de existência.
"Cada cabelo "vive" até seis anos, e em média, por mês, cresce aproximadamente 2 cm. Findo este período os cabelos começam a cair e, após uma fase de descanso que pode durar até quatro meses, são substituídos por novos. Com ciclos alternados e não coincidentes, a cada momento, cada um de nós tem cabelos a passar por diferentes fases deste ciclo de vida."
A queda de cabelo é, pois, uma etapa natural que não deve ser causa de alarme, a menos que esta exceda os cinquenta/cem cabelos por dia. Se assim for torna-se necessário recorrer a algum tipo de tratamento.Mas a grande questão é "o que é que pode causar esta queda excessiva de cabelo?".
Pois bem, as causas podem ser variadas, mas deixamos-lhe aqui as mais comuns:- Hereditariedade;- Alterações hormonais;- Consumo de determinados medicamentos;- Pílulas anticoncepcionais;- Dietas desequilibradas; - Doenças crónicas;- Gravidez e/ou parto;- Stress;- Uso contínuo de produtos químicos agressivos, nomeadamente tintas;- Uso excessivo de secadores de cabelo;Detectada a origem do problema, há que tentar solucioná-la, para tal, existem hoje no mercado inúmeras soluções, desde suplementos orais, a produtos de aplicação local, ou em último caso, o recurso a implantes e cirurgias.
Ainda assim, iniciado um tratamento, é natural que o cabelo continue a cair durante algum tempo, até que seja restabelecido o seu ciclo de vida normal.

Por todos estes motivos, o melhor mesmo é prevenir e começar hoje mesmo a "mimar" os meus cabelos.

By the way.... hoje tenho o cabelo diferente e muito pouco domável... eu sou tão, mas tão independente que até o meu cabelo faz o que quer!!!! lol

Mais um assunto:

na verdade hoje, a caminho do trabalho, vi muita gente "de cabelos em pé" por causa da greve!!! Digamos que muita gente andava irritada, atrasada para o trabalho, a falar mal, a apitar, a correr, etc etc etc, coisas que de facto não abonam muito a favor do nosso lindo cabelo.

2 comentários:

Estagiária disse...

Queda de cabelo! O medo constante de ficar careca...apesar de na nossa idade ser pouco comum.

Bem, hoje o meu cabelo está tão irritado quanto eu, que devido à greve teve de percorrer a pé de Sete Rios até ao Marquês de Pombal.

Ah...eu custumo mimar o meu
cabelo, apesar de por vezes ele não ligar a nada do que faço!

Anónimo disse...

Se eu te mimar a ti tu mimas-me a mim?