terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pitiriase Rosada

Esta doencita marota apareceu como uma manchita no peito e nao fiquei preocupada, até não parar mesmo por todo o tronco, pescoço e braços.

Fui ao dermatologista. "Filha, nem precisas de mostrar mais do que o teu pescoço e braços para te dizer que tens Pitiriase Rosa"

MAS QUE RAIO É A PITIRIASE ROSADA??

"É uma doença eruptiva de causa controversa. As características clínicas da doença, o maior número de casos em determinadas épocas do ano (principalmente o outono), alterações imunes e achados de DNA viral em pacientes acometidos sugerem uma relação da doença com alguma virose, hipótese ainda não confirmada.

Mais comum nas mulheres do que nos homens, a doença tem cura espontânea em cerca de 2 a 4 meses e apenas raramente pode voltar a aparecer num mesmo paciente. Os pacientes não precisam se afastar das atividades diárias, pois a pitiríase rósea não é considerada contagiosa.

Manifestações clínicas

Inicialmente, surge uma lesão primária, o "medalhão", de forma ovalada, com cerca de 2 a 5 cm de tamanho, que precede por alguns dias o surgimento de uma erupção cutânea.
A erupção subsequente atinge principalmente o tronco e a raiz dos membros, sendo rara nas extremidades e na face. É formada por manchas ovaladas, de coloração rosada e com descamação na parte interna das bordas. A descamação pode ser observada esticando-se a pele.

A intensidade e o número de lesões varia muito (de algumas poucas a inúmeras) e uma característica importante é a distribuição das lesões no tronco, que seguem a direção das costelas, adquirindo, com a coluna vertebral, um aspecto de pinheiro. Geralmente não há sintomas importantes, podendo haver coceira em alguns casos.

Tratamento
cura-se espontaneamente, mas alguns tratamentos podem ser instituídos para abreviar a duração da doença principalmente nos casos mais intensos ou acompanhados de coceira. O diagnóstico correto e a escolha do tratamento indicado para cada caso devem ser determinados pelo médico dermatologista."

in http://www.dermatologia.net/neo/base/doencas/piti_rosea.htm

Na verdade vou ficar uns meses a tomar medicação anti-alérgica, a meter uma pomada para aliviar as regiões vermelhas, gel duche so Dove (que é o melhor para estes casos e ainda me hidrata a pele).

Não se pega felizmente!!!!

Importante é ficar curada, certo?

27 comentários:

Jan disse...

As melhoras! :)


E gostei da expressão "coceira". Mas espero que não estejas a sofrer muito com ela. :P

nuno medon disse...

olá! as melhoras para ti! Beijos e boa semana!

Anónimo disse...

Flávia e feia essas machas rosada em seu corpo,mais sei que vai passar. beijos ....

Anónimo disse...

tenho isso... fui ao dermatologista... detesto... espero k m passe rapido.
bjo

Anónimo disse...

Bem calhou-me a mesma "sorte". É horrivel..desde o aspecto até à comixão q dá!
Simplesmente apareceu sem uma explicação e demora uns 4/5 meses a desaparecer!!!

Já lá vão 2 e continuo com manchas e comixão... anseio que da mesma forma que apareceu tambem desapareça.

Ah e..obrigado pela dica do dove!

As melhoras

Anónimo disse...

Ando à procura de informação sobre a pitiríase r. pois tb estou com o problema. A doença surgiu há cerca de três meses(tanto tempo!!!) e n há maneira de desaparecer... Tou a ficar cansada, sinto-me incomodada... N é fácil... Já fui ao dermatologista q confirmou a maleita. Tenho medicação para fazer à base de corticóides mas vou esperar q isto me passe pq, segundo o q li,a cura é espontânea... Um leite corporal à base de aveia é excelente para acalmar. Beijos

Anónimo disse...

O mesmo anónimo de há pouco esqueceu-se de dizer q, no seu caso, as manchas surgiram em todo o corpo(membros inferiores também e n apenas no tronco...).
A médica diz q é raro mas q pode acontecer... Aqui fica o testemunho de alguém q foi excepção... Bjs

Anónimo disse...

Muito obrigado pela ajuda!!!

Tenho agora essa pitiriase rosada e esclareceste-me muito!

Obrigado

nes disse...

pois é, sou mais uma vítima que vim aqui parar pelo google. no meu caso também me apareceu nas pernas, principalmente na parte posterior, e nos braços mas aí pouco. nem tenho muita comichão, o pior é mesmo o mau aspecto, que as pessoas começam logo a olhar e a arranjar doenças :|

PAZZ E AMORRR!!! disse...

NOSSA MENINAS TAMBÉM PEGUEI ESSA TAL DE PITRIASE ROSEA!!!!!! MEU DEUS ESTOU PROCURANDO COMO PEGUEII ISSO!!!???? E NÃO TEM EM LUGAR ALGUM!!! TRATO RESPIRATÓRIOO!!!??? MAS PORQUE??? SERA QUE ESTAMOS FRACAS!!!??? BEIJOS E MELHORAS A TODAS!!!!

Luciana disse...

Faz tempo que nao tenho namorado e agora tenho essa Pitiriase rosea... ja ouvi casos de pessoas que ficam com mais de um ano com essas manchas horrorosas. E ai? alguem ja se curou?

Luciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angela Maria Correia de Freitas Cunha disse...

A minha filha tem apenas 5 anos e apanhou a doença motivada por uma virose que a precedeu, com febre, tosse,faringite. Surgiu uma mancha-mãe três semanas antes de se espalhar pelo tronco (abdómen e costas) a qual não valorizei, pensando que estaria relacionada com a água da piscina. A dermatologista disse-me que ainda está no início pelo que vai piorar um bocadinho. Demorará uns meses a desaparecer, talvez até Fevereiro.Está a usar Dove no duche (não tomar banho de banheira), creme hidratante estra emoliente da ROC e Enydial para atenuar as manchas rosadas.

Anónimo disse...

olá.estou com pitiriase rosada .gostava de saber se depois de curada ficam marcas na pele.beijos
responde por favor!!!

Anónimo disse...

Eu sou novo, mas já mt experiente nesta doença...
Tenho 17 anos e desde bem pequeno que me aparece e desaparece, bem mas só hoje descobri que era pitiriase rosea, pois toda a minha vida me disseram que era psoriase, lol o que seria bem pior!
Anónimo, olha depois de isto passar, as manchas rosadas ficam brancas e depois é só apanhar sol pra ficarem com o tom da pele ;)
Ena, fico feliz por haverem bem mais pessoas do que imaginara com isto, grrrrrrrr é invervante, detesto quando me aparece, nem posso andar a vontade pq as pessoas têm sempre a mania de começar a inventar doenças e como se nós fossemos um nojo >.<
N é justo, n temos a culpa e isto nem é contagioso!!! Eu este ano, já tenho isto desde Janeiro e vejam só, tamos em junho e ainda n me desapareceu, nem ta perto disso, as minhas costas já têm as manchas todas brancas mas os meus braços, pernas e barriga, ainda estão cheios destas manchas!!! O pior é mesmo os braços, nota-se mesmo mt!

Anónimo disse...

nossa nem sabia que existia uma doença com esse nome, mas passei a conhece-la após aparecer esse maldito medalhao no meu braço e depois fui percebendo em outras parte do meu corpo...alias em todo o corpo menos no rosto e pesçoco cheguei a pensar tanta coisa...putz so sei que essa maldita doença ta me deixando deprê pq so uso calças e so faz piorar...o que é pior é saber que a cura e expontanea

Anónimo disse...

pois é o meu filhote já está com esse problema há um ano e tres meses, ainda agora tem 3 anos de idade. o dermatologista receitou mais um creme diferente e começou a falar em fototerapia, mas espero que com este creme novo melhore de vez, pois fototerapia numa criança tão pequena assusta um pouco.

Diana Moura disse...

Olá!
Há alguns anos que essas manchinhas vão aparecendo e desaparecendo(com o tempo, claro)no meu corpo. Ao inicio o dermatologista também pensou que se tratasse de psoríase, uma vez que já havia historial da doença na família. Mas só no ano passado, em Dezembro, descobri que se tratava de pitiríase rósea. Foi a primeira vez que, ao contrário das 4 ou 5 manchas que habitualmente apareciam, surgiram inúmeras por todo o tronco e braços. Também começou com o tal medalhão.
Fiz tratamento à base de um creme anti-inflamatório e um anti-histamínico(porque tinha alturas em que não suportava a comichão). Levou várias semanas mas o "problema" foi resolvido. Há cerca de uma semana (menos de 2 meses após ter passado a pitiríase)voltou! Tenho de novo o corpo coberto de manchas e desta vez, para além do "medalhão" inicial, tenho outro maior e que apareceu juntamente com as outras pequenas manchas.
Pelo que tenho lido na net, não é muito comum um reaparecimento, cerca de apenas em 1% dos casos!
Ainda há pouco me livrei dela e já cá está de volta... :(
As melhoras rápidas a quem estiver na mesma situação.

Anónimo disse...

bom mais uma com essa tal pitiriase rosada tal como o dermatplogista disse e ainda só vou com a 3 semana o dr disse que podia ir até 8 semanas e piorar é horrivel pensei que era psoriase já que tenho descendentes com isso mas pelo menos na tenho comichão nas pernas tenho 3 ou 4 mas do tronco para cima é até mais não puder até no pescoço

Diana Moura disse...

Desta vez em cerca de 3 semanas as minhas manchas desapareceram. Não esquecer que o stress influencia muito... E nos tempos que correm (tudo parece ir cada vez pior)é bem provável que em pouco tempo elas voltem a aparecer... :( (no meu caso). As melhoras rápidas "anónimo"!

Anónimo disse...

Olá a todos. Tenho pitiríase rosada desde Agosto. A Dermatologista aconselhou-me a não usar qualquer tipo de sabonete no duche, aplicar Iso-Ureia do corpo 2 vezes por dia, e logo que tiver comichão aplicar um anti-inflamatório. O anti-inflamatório é remédio santo! Mas já passaram 4 meses e ainda não estou curada. As melhoras para todos

Anónimo disse...

Estou arrasada! Começou a aparecer essas manchas tem 1 mês, coçam demais, atrapalha meu sono e estão horriveis. Alguém pode que ja ficou curado pode me dizer como elas vão sumindo? vão ficando com um aspecto seco e mais claro e somem? A do meu braço ta bemm clarinha já, mas as da minha barriga estão horriveis ainda!
Obrigada, e espero que isso passe logo!!

Anónimo disse...

Gente eu estou com isso......me sinto pessima
o medalhao apareceu na perna e em uma semana se espalhou pelo corpo inteiro...esta orrivel quando estou no sol queima e na sombra coça desesperadamente...nao consigo dormir.nem me concentrar no serviço trabalho sentada e na parte de tras da coxa esta cheia de bolhas,ou seja sofro sentada ou de pé,no sol ou na sombra.....resumindo to parando a minha vida por causa disso.fui no dermatologista ele me receitou anti alergico e pomada mas na real? pra mim nao fez efeito....aff nao aguento mais.......(eu era feliz com a minha pele lisa e nao sabia)

Anónimo disse...

hj fui ao dermatologista e tb tenho isso.

o tratamento é o seguinte:

1) prednisolona, 20mg, comprimido, blister 20 unidades. isto é um comprimido que deve ser tomado 1 vez por dia, depois do almoco.

2) atoderm leite corpora: é um creme para se aplicar depois do banho.

3)por ultimo, substituir o gel de banho por este: xeratop plus duche.

e pronto, este é o tratamento. daqui a 10 dias volto la para a medica ver como estou.

boa sorte a todos!

Anónimo disse...

Boa noite

Estou com PR há uma semana e também já acho que não podem nascer mais, mas sim, 2 dermatologistas já me disseram que é natural que ainda esteja em fase de evolução. Mas no meu caso, apareceu inicialmente a tal mancha mãe e todas as outras que estão a nascer são tipo pápulas, como se fossem espinhas vermerlhas. Acho que é uma forma atipica da doença mas que pode ocorrer. Tenho em todo o corpo, face, nuca. A única parte melhor são pernas e pés mas creio que tb vai ser atacado. Enfim, dizem que desaparece sozinho mas tb tenho medicação, Deflazacorte (anti inflamatório) e tópico para tentar abrandar a evolução desta alergia. Espero a melhora de todos e a minha tb :)

Anónimo disse...

Oi também tenho essa doença horrível..já estou assim faz 4 meses e não aguento mais..
Sei que não posso ficar nervosa pq isso faz com q piore, mais e impossível vc ver seu corpo td manchado essa coceira que parece não vai passar ja tomei tento remédio que me fez engordar estou trite estou a ponto de entrar em depressão.
Mais espero que isso acabe.
Espero que tods fiquem bem.

Anónimo disse...

Tbm estou,mais estou tão triste nem quero olhar no espelho estou com vergonha do meu corpo��