quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Web 3.0 (o que é?)

Enquanto muitos ainda estão a tentar perceber o que é a Web 2.0 já se fala no que poderá vir a ser a próxima geração da web, a Web 3.0. Estes termos são mais do que modas e marketing são novos paradigmas de utilização da web.

A Web 3.0 é conhecida também como Web Semântica, será capaz de analisar toda a informação e liga-la entre si, as páginas vão ser feitas para ser lidas por pessoas mas também por máquinas, vamos afastar-nos das pesquisas por palavras-chave, a Internet aos poucos e poucos deixará de ser um mundo de documentos e passará a ser um mundo de dados (dados que descrevem dados). Para que isto aconteça será a importante a combinação de linguagens e tecnologias como o RDF (Resource Description Framework) com OWL (Ontology Web Language) e o XML (eXtensible Markup Language) que farão com que a informação possa ser analisada, percebida e usada por máquinas.

A Web Semântica… perdão, a Web 3.0, poderá demorar ainda uns anos a ser conseguida, os browsers terão de evoluir, serão precisas estruturas de dados mais complexas quase como um segundo nível de informação por baixo da web, vai ser quebrada a barreira entre o desktop e a web, a Web 3.0 terá mais matemática e mais engenharia, grande parte dos web sites serão web services.

Há empresas apostar em standards de web semântica como a Yahoo, empresas como a Polar Rose estão a melhorar a pesquisa através de imagens, a Microsoft e a Google estão a avançar para tecnologias 3D… ninguém sabe ao certo como será o aspecto da terceira geração da Web mas uma coisa é certa… vai acontecer.

Está em curso uma mudança radical na forma como criamos e usamos a Internet, a Web 2.0 elevou a Internet a um nível diferente, é hoje uma plataforma de inteligência colectiva. A Web 3.0 será a materialização da web como agente inteligente.

in http://www.webtuga.com/web-30/

Sem comentários: