sexta-feira, 15 de junho de 2007

Rastafaris - Legalize!!!



O rastafarianismo está nas enciclopédias da pós-modernidade. o Rastafarianismo é um Movimento político e religioso em expansão, originário do culto jamaicano que reverencia o imperador etíope Haile Selassie I como personalidade divina.




O movimento foi influenciado por activistas negros da década de 1930, principalmente Marcus Garvey.


O rastafarianismo combina elementos das religiões africanas, narrativas bíblicas e cultura afro-caribenha. Os seus seguidores acreditam que os negros são as tribos perdidas de Israel, que serão redimidas com o retorno à África. O movimento não tem igreja nem clero, e a prática ritual é espontânea.

Os rastafaris, expressam seu sentimento de fraternidade através de determinados símbolos: o estilo do (que não é cortado e forma longas tranças), a utilização das cores nacionais etíopes (vermelho, preto, verde e amarelo ouro), hábitos alimentares (evitam a carne de porco) e o ocasional uso da cannabis como forma de ajuda à meditação (chama-lhe meditação...lolol).

A música popular jamaicana, especialmente o reggae, com destaque para o cantor e compositor Bob Marley (1945-1981), constitui um meio popular de disseminação das idéias rastafaris.
Curiosidade: há quem diga que, aquando a morte de Bob Marley, foram encontradas 7 espécies de piolhos na sua cabeça!

11 comentários:

Estagiária disse...

O uso da cannabis como forma de meditação parece-me extraordinariamente estimulante, para além de me lembrar alguns episódios bem engraçados.

Conheço alguns hábitos dos Rastafaris e posso dizer que são uns bacanos. As rastas estão a pegar moda, mas para mim perece-me um estilo muito pouco higiénico.

O Sr. Bob Marlyey fez muito boa música e se calhar por influência da comunidade de piolhos que vivia alojada na sua cabeça.

Um bem haja...

Anónimo disse...

bem devo dizer que não vou deixar o catolicismo mas trazer certos costumes meditativos não era mal, afinal o incenso já não funciona muito bem....
mas antes de fazer mais comentários aos teus posts queria saber o que é que andais a fazer...
“Jesus”

mya disse...

Working meu amigo. Estou em Lisboa numa Agência de Meios pertinho da católica!

E tu que andais a fazer??

:D

Anónimo disse...

estou ao serviço do senhor e dos seus agentes.... até meados de agosto no programa ecclesia da rtp2, perto da gare da oriente.

:)

Anónimo disse...

Não ponho em causa alguns principios dos rastafari,como por exemplo o pacifismo.Mas considerar o uso da erva como sagrado parece-me uma grande alienação.

Anónimo disse...

Ola.. Eu estou aqui porque gostava de ser como voces mas as pessoas a minha volta sao todas do outro mundo, mas o vosso é um espetaculo e o meu namorado é apaixonado pela vossa cultura e aos poucos eu tambem comecei a gostar mas eu quero msm ser como voces pelo menos tentar..

SAra

Anónimo disse...

Nossa quanta besteira...eu ja tenho dread a cinco anos e 6 meses,tenho certesa q todo mundo q conheço não acha isso,mais o ruim disso tudo q virou moda ter dread hoje e tem uns loke q só arastam em todos os logares,eu não fumo,as vezes quando estou em lugares q estão fumando ganja me passan a bola e quando eu falo q não fumo isso causa espanto nas pessoas em volta rsrsrisso é bizarro.

Anónimo disse...

tenho andado a estudar a religião dos rastafaris , tenho dreadlocks há um ano e não as fiz por 'moda' mas sim por respeito aos rastafaris . algumas pessoas dizem que os rastafaris são nojentos e pouco higiénicos . Isso é mentira , só assim é quem quer . Respeito os rastafaris ! JAH

Joana disse...

Os rastas não gostam que denominem o seu movimento de rastafarianismo porque essa terminação é referente a todos os outros cultos religiosos de merda que por aí andam. (referencia especial ao cristianismo)
eu acho interessante que vás ao google e copies e coles algumas coisas que encontres por la.
Agora deves ter em atenção algumas coisas que escreves sobre o cabelo dos outros. Os piolhos são uma praga que qualquer pessoa pode apanhar. o facto de teres ou nao rastas nao vai facilita-lo ou dificulta-lo. so te impede de o combater. e nesse caso a solução será ortar as rastas. e quanto ao que esta besta estagiária diz acerca do cabelo do bob marley... bem... há quem diga que ele tinha grandes cidades colónias na cabeça... a minha mãe também diz que beijar pessoas na rua choca... e eu digo que os porcos voam... portanto temos o assunto malparado. para finalizar isto tudo, se tu fumas erva ou não eu nao sei, mas sim, a cannabis e outros produtos alucinogenios levam a estados mentais superiores que facilitam a meditação. se achas que fumar erva é so apanhar uma moca rir-te de estupidezes e nada mais estás enganada.

se quiseres comunicar já que eu disse isto tudo podes add oscoelhosdeviamusaroculos@hotmail.com , porque tb acho au eu dizer-te isto tudo e tu nao poderes despejar nada de volta)

passa bem
hastarasta

Anónimo disse...

Os rastas não gostam que denominem o seu movimento de rastafarianismo porque essa terminação é referente a todos os outros cultos religiosos de merda que por aí andam. (referencia especial ao cristianismo).

Cara o q vc disse acima é preconceito religioso!!!!!
Sou Cristão, sou musico, adoro reggae, dread e surf e nem por isso discrimino religiões. Acho que falta um pouco de abertura da tua mente brother.

Anónimo disse...

Tenho uma opinião a respeito do rastafari- Pensam que cultuam a um verdadeiro Deus e na verdade cultuam a o seu próprio eu. O deus deles são seus corpos. Tem a mente e coração fechados para adoração ao verdadeiro Deus, criador dos céus e da terra.